@_partilha

5 de out de 20212 min

Aprenda os principais pontos para gerir um projeto

Com certeza você já ouviu falar sobre projetos. O que talvez você não tenha aprendido ainda é como reconhecê-los dentro da sua rotina pessoal e profissional. Entender o que é um projeto é o primeiro passo para ter projetos de qualidade. Por isso, neste texto vamos falar um pouco sobre o que é um projeto e quais pontos são essenciais para que sua gestão seja eficiente e, consequentemente, seus resultados sejam alcançados dentro do esperado.

O projeto é o resultado de um conjunto de esforços temporários para a criação de um único serviço ou produto que obrigatoriamente precisa ter começo, meio e fim. Como consequência final de um projeto, temos sempre algo novo e diferente do que já existe. Por exemplo: uma casa, um novo processo, a construção de uma nova sede, uma graduação.

Olhando assim, percebemos que existem mais projetos ao nosso redor do que temos consciência, né? Se é algo que está tão presente na nossa vida, por que gerenciá-los é tão complicado?

Aprender coisas na prática, pulando a parte da teoria, faz com que muitas etapas sejam ignoradas. Essa falta de planejamento deixa o processo bagunçado, repleto de refação, desperdício de recursos e, em alguns casos, com resultados diferentes do desejado.

Se você quer minimizar as chances disso acontecer com seus projetos profissionais e pessoais, aprender sobre como gerenciá-los é essencial e para isso é importante que saiba quais itens devem estar sempre em dia no seu checklist.

Tenha claro qual é o seu escopo, saiba exatamente o que é esse projeto, como você vai executá-lo e aonde você quer chegar com ele. Saiba quais serão seus custos diretos e indiretos, ter uma previsão próxima à realidade de quanto você ou a instituição vai investir é extremamente necessário para evitar surpresas.

Estipule um tempo para a execução do projeto, seja realista e justo para estipular esse prazo e monitore as alterações que possam vir a ocorrer. Quando falamos da qualidade do projeto, tratamos do resultado e da expectativa que temos com ele, um projeto com uma boa qualidade é aquele que entregou o previsto.

Manter uma boa comunicação antes e durante todo o processo é essencial para manter o alinhamento e sintonia de toda a equipe e/ou pessoas envolvidas. Mapeie seus riscos, ou seja, conheça os fatores externos que podem interferir no seu planejamento.

Saiba quais serão suas aquisições, compras e contratos que precisarão ser geridos pela sua equipe. E por falar em equipe, ter conhecimento sobre seus recursos humanos é fundamental. Quem serão os melhores profissionais para o projeto, quantas pessoas serão necessárias.

Tudo isso é um pouco do que você precisa saber para ter uma gestão eficiente dos seus projetos. Para saber mais sobre esse assunto e estar muito bem preparado para assumir novos desafios e organizar melhor os novos projetos que virão, conheça nosso Curso Básico de Gestão de Projetos.

São 8 aulas com 20 horas de conteúdo original Partilha, com aulas ministradas pela nossa diretora Ana Carolina Ferreira. Adquira pela plataforma Hotmart: https://www.hotmart.com/product/curso-basico-de-gestao-de-projetos/T52778419G

    190
    0