top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Como dizem por aí: a união da equipe faz a força!


Os processos de desenvolvimento, seja ele humano, espiritual ou profissional, são realizados em várias partes diferentes e, dentre várias subdivisões. Uma delas é o que é de responsabilidade individual construir e o que precisa do coletivo para ser elaborado da melhor forma possível.


Acreditamos que dentro desse processo, conseguimos trabalhar com a máxima de que sozinhos diagnosticamos, refletimos, analisamos e organizamos aquilo que pode ser mudado, melhorado ou precisa ser tratado de alguma forma em cada um. Mas, para que os resultados sejam desenvolvidos de forma palpável, é imprescindível que as teorias sejam colocadas de frente às interferências da comunidade em que estamos inseridos.


O trabalho em grupo é quando diferentes pessoas e habilidades se unem buscando um único objetivo. Somando aquilo que trazem de experiência de vida, de aprendizados e também de oportunidades de melhoria. Um fortalecendo o outro e apresentando novos caminhos.


Pensando em ajudar você e a sua equipe/grupo a desenvolverem trabalhos juntos, separamos três dicas:


1 – Conheça as pessoas que estão com você!

Não precisa ser melhor amigo de todo mundo. Mas, é importante conhecer minimamente como seus colegas trabalham e se comportam. Essa aproximação pode gerar resultados mais rápidos e bacanas dentro do grupo.


2 – Respeite as diferenças

Ninguém é igual a você ou foi criado com as mesmas crenças que as suas. Lembre-se disso e não cobre dos outros além do que eles podem oferecer, assim como não gostaria que te cobrassem. Entenda que você também não sabe de tudo ou que suas crenças não são iguais às deles. Respeito acima de tudo e saiba reconhecer os pontos fortes de quem está ao seu lado.


3 – Cuidado com as críticas

Lembre-se que o elogio é público, mas que a crítica deve ser feita no privado. Além disso, tenha em mente que as críticas cabem dentro de um cenário de crescimento e não de retaliação. Se souber fazer melhor, não pegue para fazer, ensine e colabore com a evolução do outro, afinal, alguém dentro do grupo pode te ajudar também.


Por fim, como dica bônus, não encare os projetos desenvolvidos em grupo como algo ruim, abra sua mente, deixe os preconceitos de lado e se predisponha a fazer um bom trabalho, que gere resultados incríveis e agregue na evolução de todos que estão envolvidos nele, incluindo você!


Caso o clima dentro do seu trabalho ou grupo de estudos esteja pesado demais para que as situações sejam resolvidas por vocês mesmos, não há problema algum em pedir ajuda a um profissional que possa direcionar a equipe em um processo de harmonização.


Nós, da Partilha Treinamento e Desenvolvimento, podemos e queremos ajudá-los a potencializar cada vez mais os benefícios de se ter um grupo estruturado, forte e focado. Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços? Clique aqui!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page