• @_partilha

Ferramentas Gerenciais: facilitar ou dificultar a vida?

Ferramenta, de acordo com os dicionários, nada mais é que:

Qualquer instrumento que se usa para a realização de um trabalho. É sinônimo de: instrumento e utensílio (dicio.com.br/ferramenta/); 1. Qualquer instrumento ou utensílio empregado nas artes ou ofícios. 2 O conjunto desses utensílios. (Michaelis); 1. Conjunto de instrumentos e utensílios empregados num ofício. 2. Qualquer peça de uma ferramenta. 3. Instrumento. (Priberan Dicionário); Utensílio de ferro para artes e ofícios. Conjunto de utensílios, para o exercício de um ofício ou arte. (Dicionário web).


Já para os termos “gerenciar” e “administrar” é mais difícil encontrar definições....

Administrativo: Que pertence à administração (http://www.dicio.com.br/administrativo/); Gerenciar: Coordenar uma empresa, uma companhia, um negócio ou um serviço exercendo funções de gerente ou de administrador. (http://www.dicio.com.br/gerenciais/); Organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho. Atividade relativas ao gerente, administrador ou líder. A gerência pode-se dar sobre coisas, pessoas ou ambos. O gerente organiza seu ambiente de trabalho, toma decisões, direciona o trabalho de funcionários ou membros de um grupo. (http://www.dicionarioinformal.com.br/gerenciar/); Gerência: 1. atividade de administrar; ato de gerir. 2. conjunto de pessoas encarregadas de administrar uma empresa; administração 3. desempenho de funções relacionadas com a gestão de recursos de uma empresa ou de uma organização; exercício de funções administrativas. 4. função ou cargo de gestão de uma empresa ou organização; atividade de gerente (http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ger%C3%AAncia)


O que são, então, ferramentas gerenciais?

Na minha visão, ferramentas gerenciais são instrumentos que auxiliam a gestão de um projeto, de uma empresa, de um grupo, enfim, de qualquer empreendimento. Elas servem de apoio ao gestor em seu trabalho rotineiro. Pensando nisso, podemos citar: cronograma, para ajudar na gestão do tempo; orçamento para controle de custos; boletim informativo para comunicações internas e externas, enfim, elas estão o tempo todo ao lado do gestor potencializando seu trabalho.


E o alicate?

“O alicate é um tipo de ferramenta muito usada por homens, mas também por mulheres. Esta ferramenta articulada serve para multiplicar a força de quem está a usar. O alicate tem inúmeras funções, mas geralmente é usado em trabalhos como mecânica e eletricidade. Ele serve para prender, enrolar, puxar, cortar, segurar e torcer.”

http://www.dicascaseiras.com/2011/07/14/algumas-ferramentas-e-suas-utilidades/


É possível utilizar o alicate para fixar pregos?

Não! O alicate, apesar de muito útil para prender e enrolar, não trabalha assim tão bem com pregos como o martelo. Isso quer dizer que o alicate não é uma boa ferramenta? De forma alguma! Ele é ótimo para “multiplicar a força de quem está a usar”. Do ponto de vista das ferramentas gerenciais o mesmo raciocínio se aplica. As ferramentas são instrumentos para auxiliar, desde que usadas para o fim a que se destinam. E elas podem ser adaptadas para cada realidade, assim como o alicate de cutícula...


A Partilha Consultoria propõe uma utilização efetiva de ferramentas gerenciais que auxiliem os gestores no dia a dia de seu trabalho, sendo aplicável à realidade e com retorno prático para o empreendimento. Ao utilizar nossos serviços é possível ampliar o entendimento sobre as ferramentas gerenciais e sua utilização, além de realizar uma customização para a realidade de cada atuação.

#ip #administração #gerencial

1 visualização

© 2020 by Na Ponta da Língua. Proudly created with Wix.com