• @_partilha

Gestão de Projetos para não-administradores

Projetos acontecem a todo tempo e em todas as dimensões da vida. São ações sistematizadas, desenvolvidas em um determinado espaço de tempo, com objetivos específicos, geralmente relacionados a: transformação, mudança e desenvolvimento. Todas as pessoas fazem projetos em alguns ou vários momentos da vida, porém existe uma metodologia que engloba as melhores práticas de gestão de projetos, a qual se pode lançar mão para potencializar resultados e gerar economia de recursos. Essa metodologia é chamada de Gerenciamento de Projetos, foi sistematizada pelo PMI[1], e é defina por eles como: “a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.”[2]


No entanto, por ser uma área da administração, a gestão de projetos (seus conceitos e ferramentas) não é acessível a todos os profissionais que trabalham com projetos. Esse desconhecimento das “melhores práticas de gestão de projetos” faz com que os profissionais que realizam projetos não obtenham os resultados esperados ou percam tempo, recursos e energia que poderiam ser melhor utilizados e com resultados mais impactantes.


Visto que áreas como educação, cultura, serviço social, entre outros têm utilizado cada vez mais em seu cotidiano a realização de projetos é importante entender melhor o que são e como funcionam para ser assertivos no desenvolvimento do seu trabalho e, por isso, enriquecer os resultados encontrados.


A Partilha Consultoria oferece cursos e treinamentos, além de acompanhamentos nas próprias instituições, a fim de facilitar essa aproximação tão necessária e impactante.

_________________________________________

[1] PMI - O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Nosso trabalho para a profissão auxilia mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.( https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUS/WhatisPMI.aspx)

[2] Para saber mais, clique em: https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUs/WhatIsProjectManagement.aspx

#projeto #gestão #administração

1 visualização

© 2020 by Na Ponta da Língua. Proudly created with Wix.com