• @_partilha

Pezinho na vida adulta: como os jovens podem lidar melhor com os desafios da graduação e do mercado


Os anos de faculdade nos marcam por diversos motivos. O desafio de entrar no curso e na instituição dos seus sonhos, a correria em ter que conciliar trabalho e estudo, a insegurança de não saber ao certo se aquele curso é para você ou se ele abrirá as portas que imagina. As frustrações das matérias teóricas, o medo do julgamento - seja ele qual for – e mais inúmeras coisas que passam pela cabeça dos estudantes.


O tempo passa e as inseguranças do primeiro momento dão lugar aos medos de um recém-formado. Como ingressar no mercado de trabalho? Como concorrer a vagas que exigem experiência? Como se destacar em meio a tantos concorrentes? Como construir uma carreira? É quase desesperador olhar para frente e ver tantos caminhos, mudar de categoria e não ser mais um estudante, mas sim um profissional.


Calma, não importa em qual desses momentos esteja, calouro ou veterano, com o direcionamento certo você vai se sair muito bem. Não se esqueça de que você tem potencial e existe sim um mercado para te receber. E que para entrar com o pé direito nessa “vida de adulto” é importante estar preparado, olhar de fora e enxergar as brechas pelas quais você vai passar. Escutar aqueles que já passaram por isso e aproveitar as oportunidades que surgirem no seu caminho. E, o mais importante de tudo, saber o que o mercado espera de você!


Para se destacar é preciso mostrar que você tem potencial para ser o que o mercado precisa. Que sabe administrar bem o seu tempo, goste de aprender e não tenha medos dos desafios. Não se contente com o básico, seja empenhado em entregar o melhor possível e tenha inteligência emocional para lidar com pressões do dia a dia de trabalho.


Descobrir seus pontos fortes e deixá-los claros para o mercado é essencial. Trabalhar as suas oportunidades de melhoria e mostrar que você quer evoluir, também é um diferencial. Mas, se organizar para começar tudo isso é um dos pontos mais complicados. E, claro, fazer aquilo que você se identifica, faz toda a diferença.


Com o intuito de ajudar nesse momento delicado e de mostrar o potencial que existe em cada um, a Partilha Treinamento e Desenvolvimento oferece o Programa Desenvolvendo Diamantes. São workshops ministrados por profissionais capacitados que conhecem a realidade e atuam na área de inclusão de jovens no mercado de trabalho há muitos anos.


O programa pode ser adquirido por escolas, faculdades e centros profissionalizantes. São 4 workshops independentes, de quatro horas cada. Se você é aluno, dê como sugestão para sua instituição. Caso seja profissional da educação, ofereça esse diferencial aos seus alunos. Para saber mais sobre os conteúdos e métodos basta entrar em contato com a nossa equipe!

1 visualização

© 2020 by Na Ponta da Língua. Proudly created with Wix.com