• @_partilha

Por que trabalhamos com educação?

Atualizado: 2 de mai.

Por Ana Carolina Ferreira


Em 2021 completamos 05 anos de atuação. Foram inúmeras experiências, vários aprendizados, grandes conquistas e muitas parcerias. Ao rever essa história, reforçamos não só nossas crenças, mas nossas escolhas e, a mais importante delas, é a decisão por trabalhar com educação.


Mas, vocês são uma escola? Uma plataforma de cursos? Fazem educação corporativa?


Educação, em seu sentido mais amplo, vem do latim Educare, que tem o sentido de criar, nutrir, fazer crescer. Ainda pode se compreender, filosoficamente, que educação é passar da potência ao ato. No dicionário Michaelis encontramos as seguintes definições para educação: Processo que visa ao desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano, através da aplicação de métodos próprios, com o intuito de assegurar-lhe a integração social e a formação da cidadania.


Nós criamos caminhos, oportunidades, experiências que apoiam o desenvolvimento e a transformação de grupos, pessoas e organizações, compartilhando com elas – e, principalmente, provocando o compartilhamento entre elas – de saberes, experiências e conhecimentos. Esses caminhos possibilitam que os potenciais sejam reconhecidos e, assim, desenvolvidos.


Freire diz que nos fazemos na/com/pela experiência. Nós acreditamos que criar oportunidades de “passar da potência ao ato” é, de fato um processo de transformação individual e coletivo. Nós trabalhamos com educação porque escolhemos, assim como Tião Rocha, a focar na potência e não na carência. Antônio Carlos Gomes da Gosta dizia que “educar é criar espaços para que o educando empreenda a construção de seu ser em termos individuais e sociais”. Para nós, educação é dar oportunidades e apoiar escolhas que proporcionem o desenvolvimento de potenciais daqueles que partilham conosco.


Trabalhamos com educação porque acreditamos que ela é um caminho potente de desenvolvimento e transformação. Trabalhamos com educação porque, para nós, o ser humano será pleno quando descobrir e desenvolver seus potenciais. Trabalhamos com educação porque, para nós, ela é a chave para uma vida melhor para nós e para todos!


11 visualizações0 comentário