top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Quais têm sido as suas escolhas?

"Crie a sua história e escreva ela na sua vida"

Ivanildo França


Cada vez mais temos entendido o que Sartre já dizia sobre as escolhas... o que era mais ou menos assim: somos seres livres para escolher e condenados a fazer escolhas!


Você já parou para pensar sobre isso? Reflita sobre o seu dia de hoje e observe em quais momentos você escolheu. Agora observe um pouco mais e concluirá que escolheu até quando considerou que não estava escolhendo. E o mais interessante disso é que as escolhas que fazemos (conscientes ou não) no dia de hoje, impactam certamente em nosso futuro.


Para ilustrar um pouco essa questão de que SEMPRE escolhemos, vou contar resumidamente aqui uma história que provavelmente você já conheça, mas vou te convidar a pensar sobre ela por esse aspecto!


Contam que um mestre andava com seu discípulo ensinando-o sobre várias coisas até chegaram a um sítio paupérrimo e resolveram conversar com a família. Ao entrar na casa, puderam ver toda a pobreza da família e o sábio indagou sobre como eles sobreviviam, já que na região não havia pontos de comércio e outras opções de geração de renda. O pai de família respondeu que toda a subsistência daquela família vinha de uma única vaca, da qual a quantidade de leite retirado era metade consumida e metade trocada por gêneros alimentícios na cidade.


Ao irem embora, o mestre ordenou que o discípulo empurrasse a vaca no precipício, matando-a. Indignado, mas obediente, ele o fez. Quatro anos depois, com ainda muito pesar pelo crime que havia cometido, aquele aprendiz resolveu voltar ao sítio, contar toda a verdade e ajudar aquela família. Chegando ao sítio, assustou-se, pois visualizou uma linda casa, com carro na garagem e crianças brincando no quintal. Logo imaginou que a família havia vendido o sítio para sobreviver.


Chegando na casa, perguntou ao caseiro sobre a família, ao que ele respondeu que era a mesma de sempre. Então o discípulo foi conversar com o pai de família e perguntou o que aconteceu para que eles melhorassem tanto de vida. O chefe da casa contou que a vaca tinha morrido e que, depois disso, eles tiveram que desenvolver habilidades que nem sabiam que tinham.


Essa história é muito usada para tratar do tema “zona de conforto”, pois era o que aquela vaca representava. Mas, neste artigo, minha proposta é que você avance um pouco mais na reflexão. Mesmo quando perdemos nossas zonas de conforto – que pode ser um emprego, uma casa, um relacionamento, entre outros – podemos escolher! Aquela família poderia ter escolhido vender o sítio, comprar outra vaca, ou até mesmo morrer de fome. Sim! Todas eram escolhas possíveis, mas eles escolheram se desenvolver. Foi uma escolha, que, como qualquer uma das outras, teria um efeito determinante no futuro deles.


E você, quais escolhas têm feito? Qual história tem escrito da sua própria vida?

Veja mais sobre esse tema:




14 visualizações0 comentário
bottom of page