• @_partilha

Quando o professor vira aluno: aprendendo sobre gestão de projetos no contexto escolar


Projeto é o resultado de um esforço temporário de um grupo de pessoas. Um conceito claro e uma realidade comum em empresas e instituições. Os projetos de modo geral são planejados e executados para que as melhorias aconteçam de forma mais organizada e para que alguns problemas pontuais sejam resolvidos.


As escolas são bons exemplos de como os projetos podem auxiliar no desenvolvimento de técnicas e didáticas diferentes. O ambiente escolar também mostra e comprova que projetos mal planejados têm como consequência resultados divergentes dos esperados. Analisando essa realidade, percebe-se que em grande parte o “não sucesso” deve-se ao fato de que as equipes de profissionais das escolas não são preparadas para a parte gerencial desses projetos.


O conhecimento pedagógico é claro e de fácil domínio porque é cotidiano aos professores. Já a parte gerencial é muita das vezes deixada de lado e, por não verem o todo, entenderem as questões envolvidas e se sentirem parte do processo geral, os profissionais envolvidos podem não colaborar para que o objetivo do projeto seja obtido da forma como deveria.


Foi depois de analisar esses processos internos dentro das escolas, que a Partilha Treinamento e Desenvolvimento investiu no Programa de Voluntariado. Nele, escolas públicas são beneficiadas ao receberem diferentes cursos elaborados para desenvolver os educadores. Entre eles, um curso focado em despertar na equipe o olhar voltado também para parte gerencial de projetos, potencializando os efeitos e resultados para todas as partes envolvidas.


A inscrição para o agendamento de algum dos cursos oferecidos pela Partilha é feita duas vezes por ano, através das redes sociais. Mas, caso a escola tenha interesse em contratar esses cursos em outros momentos do ano, basta entrar em contato com a equipe da Partilha e agendar.

2 visualizações

© 2020 by Na Ponta da Língua. Proudly created with Wix.com