• @_partilha

Quando se quer um tesouro, é preciso um mapa para conquistá-lo!

Aprendendo a estabelecer uma meta e a traçar o plano para alcançá-la


Imagine que você tem um grande sonho, mas justamente por ser grande você não consegue enxergar a maneira como irá conquistá-lo. Você até está motivado, mas fica paralisado diante de sua grandeza e não dá nenhum passo em sua direção. É o seu caso? Pois bem, o primeiro passo é transformar seu sonho em uma ou várias metas.


Uma meta é uma declaração objetiva que tem como características ser específica, mensurável, atingível, relevante e com prazo para ser realizada. É como se você transformasse seu sonho em algo palpável, seu desejo em realidade.


Pense em um grande sonho seu e observe se você já levantou todos os detalhes para que ele fosse alcançado. Veja o exemplo: se uma pessoa quer muito conhecer a Europa, esse é o sonho. Agora, se a pessoa quer conhecer três países da Europa, no ano de 2018, tendo, ao todo, 15 dias para passeio, isso é uma meta.


Porém, não basta que a meta seja algo bem definido e detalhado, é preciso ela seja mensurável, ou melhor dizendo, é preciso “medir” se a meta foi realizada ou não, de forma a acompanhar as ações necessárias para realizar o sonho. Além disso, se de fato você quer que se sonho seja realizado, você precisa construir metas que sejam atingíveis, ações que você consiga realizar. A dica é, portanto, construir metas pequenas para realizar grandes sonhos.


A meta também precisa ser relevante, pois você só irá lutar para conquistá-la se ela, de fato, tiver importância para você. E, por fim, é necessário haver um prazo, para que verdadeiramente você saia em busca de transformar o desejo em realidade.


Estabelecer uma meta é saber que há um tesouro muito valioso para você escondido em algum lugar e que irá com toda a sua força procurá-lo até encontrar. Veja como isso é fantástico: você não quer qualquer tesouro, é o seu tesouro e só falta buscá-lo.


Porém, seu caminho pode ser muito mais fácil se você tiver um mapa. E, nesse caso, é seu papel construir o plano que vai te levar de modo certeiro ao seu sonho. Para elaborar esse mapa basta responder cinco perguntas:

1) O que preciso fazer para alcançar minha meta?

2) Como irei fazer isso?

3) Quem irá fazer essas ações? O que depende de mim e com quem posso contar?

4) Quanto isso vai custar (recursos financeiros e outros)?

5) Em quanto tempo irei realizar cada uma e todas essas ações?


Portanto, se você verdadeiramente tem um sonho, tire as ideias da cabeça e passe-as para o papel. Em seguida, tire as palavras do papel e parta para a ação. O resultado é muito mais valioso do que o tesouro que você irá encontrar ao final do trajeto!


#Metas #Objetivos #coaching #desenvolvimentohumano #planodeação

0 visualização

© 2020 by Na Ponta da Língua. Proudly created with Wix.com