top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Sobre uma forma de colaborar com a construção de mundo mais saudável

Atualizado: há 5 dias


Relato da condução de uma formação de educadores sociais com foco no desenvolvimento da infância e da adolescência, por Ludimila Grasiele


No dia 17 de junho deste ano, a Partilha realizou uma formação de educadores sociais de Organizações Sociais parceiras do Programa Transforma, do Instituto Algar. Essa é uma parceria que muito nos alegra, pois acreditamos muito no trabalho em rede e no potencial dessas organizações. O tema trabalhado foi “infância e adolescência sob a ótica do desenvolvimento humano”. Esse é um tema extremamente importante de ser explorado, visto que para se fazer um bom trabalho social, nada mais adequado do que entender bem o público que se atende.


Durante toda minha carreira profissional na área da psicologia, meu público atendido sempre foi majoritariamente crianças e adolescentes, por isso sempre estudei muito sobre os aspectos que permeiam o desenvolvimento dessas fases da vida com a intenção de apoiar e ajudar as crianças e adolescentes que cruzavam o meu caminho a encontrarem seus próprios recursos e formas de lidar e estar no mundo.


Entendo hoje que essa minha vontade de apoiar o desenvolvimento infantil e da juventude, pode estar acontecendo em uma escala muito maior quando compartilho meu conhecimento com outros profissionais de áreas diversas, mas que tem o mesmo foco e desejo: construir um mundo melhor através da construção de uma infância e adolescência saudáveis!


Com esse propósito, me preparei e me dediquei com afinco para a execução dessa formação. Levei meus conhecimentos e compartilhei informações que foram pautadas na teoria de Jean Piaget, que aborda as fases de desenvolvimento, e também do Psicodrama, que traz ferramentas de atuação com outro, através da perspectiva de desenvolvimento da Matriz de Identidade.


Para além do compartilhar o conhecimento e ampliar a perspectiva de quem participou desse momento conosco, a intenção também era proporcionar uma reflexão que mostrasse o quão importante é pautar nossa atuação em conhecimentos científicos e trabalhar com cautela, pois só assim poderemos refletir e entender como nos transformaremos em agentes de transformação que podem proporcionar a construção de um mundo melhor!


20 visualizações0 comentário
bottom of page