• @_partilha

Você sabia que um pedagogo pode atuar além dos muros da escola?

COMO A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA INFLUENCIA EM NOSSO TRABALHO

Por Aline Alves, Pedagoga e Analista Educacional da Partilha


Sim, um pedagogo atua e muito além dos muros da escola!


Ele é responsável por mediar e facilitar a aprendizagem independente do ambiente educativo. Fora da escola – assim como nela - o pedagogo passa a ser o mediador da aprendizagem visando o desenvolvimento humano.


O seu trabalho é feito, necessariamente, em equipe, pois suas atividades são desenvolvidas sempre em contato com as pessoas, podendo atuar tanto em escolas quanto em empresas, organizações sociais, hospitais, museus, bibliotecas, rádio, televisão, agência de publicidade, editoras, indústria de brinquedos, e por aí vai.... O pedagogo pode estar presente na elaboração, reestruturação de documentos que registrem e organizem o processo de pessoas, coordenação de treinamentos, elaboração de planos, metas, materiais etc.


A atuação do pedagogo não é restrita a ambientes escolares, uma vez que a educação permeia por todos os lugares em que há aprendizagem. E isso não seria diferente aqui na Partilha! Mas antes de contar sobre os bastidores, vou te explicar um pouco o que significa organização pedagógica.


Organização é como se dispõe um sistema para atingir, com eficácia, os resultados que se pretende obter. Em todas as aplicações dessa palavra o sentido se baseia na forma de como as pessoas se inter-relacionam tendo em vista um mesmo objetivo.


Segundo o dicionário de língua portuguesa online Léxico, :pe·da·gó·gi·co adj.

1. Diz-se daquilo que se refere ou diz respeito à pedagogia; que se encontra de acordo ou segue a pedagogia; que é didático, educacional ou instrutivo.


Assim, a organização pedagógica é como os “bastidores” das ações educativas que serão realizadas, racionalizando as atividades do trabalho e articulando com o contexto social.


Aqui na Partilha, para sermos efetivas, criamos ferramentas que facilitem o dia a dia e ajudem a equipe a executar suas funções, como a realização de reuniões e a criação de mecanismos de planejamento e avaliação. Utilizamos recursos diversos, como agendas, cadernos, trello, mas, o principal é o olhar sistêmico para todas as pontas dos processos educacionais que realizamos.


Além de tudo isso estamos em constante desenvolvimento e, para isso, utilizamos algumas metodologias ativas muito importantes: o feedback e a Sala de aula invertida, conhecida também como flipped classroom.


Acreditem, fazemos o que ensinamos! Assim tudo que oferecemos são embasados em muito estudo e prática. Nossa equipe é multidisciplinar, imaginem a riqueza que é!


E aí? Como você se organiza no dia a dia?


E para você que sente que precisa se organizar melhor, espero ter ajudado um pouco compartilhando como fazemos por aqui.




15 visualizações0 comentário