top of page
  • Foto do escritor@_partilha

A elaboração de um material pedagógico


Por Aline Alves, pedagoga e analista educacional na Partilha


Elaborar um material pedagógico é uma tarefa desafiadora e gratificante ao mesmo tempo. Ele é um recurso que auxilia o processo de ensino-aprendizagem de um determinado tema de uma área do conhecimento. O material pode ser um livro, um vídeo, um jogo, um aplicativo, uma apostila, entre outros formatos. O objetivo de um material pedagógico é facilitar a compreensão dos conteúdos, estimular o interesse e a participação das pessoas envolvidas, desenvolver habilidades e competências.


Para quem tem curiosidade de saber o que é preciso para elaborar um material pedagógico, vou contar quais são os aspectos que levo em conta no momento da produção:

  • O público-alvo: quem vai usar o material? Qual é o seu nível de escolaridade, idade, contexto sociocultural, necessidades e interesses?

  • Os conteúdos: escolher os temas, os conceitos, as informações e os exemplos que serão abordados no material, de acordo com os objetivos de aprendizagem e a relevância para o público-alvo.

  • A linguagem: qual é o estilo e o vocabulário adequados para comunicar-se com o público-alvo? Como tornar a linguagem clara, precisa, coerente e atraente?

  • O formato: definir qual é o tipo de material que será produzido, tais como livro, vídeo, apostila etc.

  • O design: organizar o material em unidades, capítulos, seções ou subseções. Como usar elementos visuais, sonoros e interativos para apoiar a apresentação dos conteúdos e a interação de quem está utilizando o material?


Elaborar um material requer pesquisa, criatividade, planejamento, revisão e atualização constantes. É um trabalho que envolve não apenas o autor ou a autora do material, mas também uma equipe multidisciplinar. É um processo que exige dedicação e compromisso.

Não posso esquecer de ressaltar que o processo de elaboração do material pedagógico é dinâmico e colaborativo. Aqui na Partilha, ao elaborar um material, toda a equipe lê, comenta, revisa e faz sugestões para ficar “redondinho” e com qualidade para nosso público.


No momento em que estou elaborando um material pedagógico sinto que é uma forma de contribuir para a qualidade da educação e para o desenvolvimento de quem irá utilizá-lo. Ao mesmo tempo sinto que é uma grande responsabilidade, pois é uma atividade que requer conhecimento, habilidade e sensibilidade para atender às demandas e às expectativas do público-alvo e da educadora que irá utilizá-lo. Porém o que bate mais forte no momento da elaboração é perceber uma oportunidade de aprender e de se aperfeiçoar constantemente, buscando novas fontes, novas metodologias e novas tecnologias. Para mim, elaborar um material pedagógico é, acima de tudo, um exercício de criatividade, responsabilidade e de aprendizagem.


82 visualizações1 comentário

1件のコメント


bel.ari
2023年6月21日

Maravilhoso!!!

いいね!
bottom of page