top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Criança tem mesmo é que brincar!


"É no brincar e tão somente no brincar, que a criança ou o adulto é capaz de ser criativo e de usar toda a personalidade, e é apenas sendo criativo que o indivíduo descobre o eu...” - Winnicott


Criança é bom, enche a casa, transborda o coração. É aberta a aprender, receber informações novas, é diversão. Mas, criança também é ensinamento.


Todo processo de aprendizado dela é uma lição de como as coisas funcionam. Vendo elas aprendendo a comer, percebemos nossos direitos de gostar ou não das comidas. Observando como elas dizem não ou sim para as propostas que fazemos,avaliamos nossos julgamentos e nossas relações. Quando aprendem a andar, nos ensinam sobre coragem. Elas são uma escola à parte.


Mas, além de aprender com elas, cabe a nós ensiná-las e lhes dar ferramentas de aprendizado e a brincadeira é uma das formas mais efetivas de promover o desenvolvimento infantil.


O brincar incentiva a criatividade de forma significativa e constante e estimula aprendizagens diversas, são incontáveis as habilidades desenvolvidas a cada estímulo. Brincar é uma forma de conhecer o mundo, de desenvolver a coordenação motora, noção de espaço, equilíbrio, atenção, concentração, pensamento estratégico, criatividade, oralidade, autoconfiança, estabilidade emocional, autonomia.


Cuidar com atenção das brincadeiras e estímulos que são inseridos na vida das crianças, faz parte desse processo tão bonito e forte que é crescer. É brincando que eles aprendem sobre comunidade, compartilhar, dividir, regras, ganhar, perder e respeitar. Em cada brincadeira, uma aula.


Além de tudo isso, o brincar é um direito inalienável das crianças e, com certeza, as desenvolve como pessoas, cidadãs e, consequentemente, tudo isso impacta nossa vida adulta e também a comunidade. Aqui na Partilha acreditamos muito nisso e em nossos serviços de assessoria educacional a projetos e programas sociais que atuam diretamente com crianças, aprendemos muito sobre o brincar compartilhado, estimulado e potencializado. Trabalhamos também na outra ponta de grande influência dentro do desenvolvimento das crianças e adolescentes: os educadores. Através dos cursos disponíveis no Potencializando Conhecimento, nós compartilhamos saberes sobre as fases do desenvolvimento humano, metodologias ativas e também um amplo repertório de canções e brincadeiras.


Ter atenção com todas as partes do processo faz muita diferença nos resultados alcançados e nas vidas impactadas.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page