• @_partilha

Os 4 pilares da Educação da Unesco e nosso jeito de fazer!


A Partilha é uma empresa que proporciona oportunidades de desenvolvimento pessoal de diversas formas e uma delas é o serviço de assessoria educacional que prestamos a escolas, empresas e organizações sociais que tenham como objetivo levar educação (e não necessariamente a do ensino regular) a seus atendidos.


Uma de nossas bases de atuação educacional é “Os quatro pilares da Educação” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que tem como objetivo “garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros na busca de soluções para os problemas que desafiam nossas sociedades, atuando nas áreas de Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.”


Os quatro pilares da Educação defendidos pela Unesco são: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser.


O aprender a conhecer se refere à capacidade de desenvolver o real interesse pelo ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento e a partir daí adquirir prazer na busca do aprimoramento constantemente.


O aprender a fazer é sair do campo teórico e ir para a prática, ensinando e auxiliando o desenvolvimento de habilidades que facilitam os movimentos de fazer escolhas; pensar criticamente; solucionar problemas e afins.


O aprender a conviver se refere às relações, pois através dele trabalha-se a capacidade de estar bem em sociedade, desenvolvendo habilidades que facilitem o trabalho colaborativo e em grupo.


E por fim, o aprender a ser, que trata do individuo na sua integralidade, pois através desse aprendizado, o individuo utiliza os outros aprendizados anteriores para pautar a sua forma de viver e de estar no mundo como um todo, entendendo as diferentes atuações, papéis sociais e contextos em que se está inserido, tudo isso de forma autônoma e de acordo com sua subjetividade.


A Partilha, em sua forma de trabalhar, estimula todos esses aprendizados aqui citados. Nossos projetos e programas mesclam vivência e prática, atividades artístico-culturais, trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, entre outras metodologias convergentes com esses pilares e com o nosso objetivo de vida!


Se você quer saber mais sobre nossas inspirações e metodologias de trabalho, leia os demais textos do blog e chama a gente pra “tomar um café”. Temos certeza que você vai gostar!

6 visualizações0 comentário