top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Os desafios dos universitários

Atualizado: 11 de fev. de 2021

Como desenvolver habilidades e competências comportamentais pode ajudá-los!


Há quem diga que os dias de paz depois que você começa um curso superior são raros e a verdade é que não dá para dizer que a graduação é feita de fases tranquilas, não é? O primeiro dia é aquele misto de ansiedade e expectativa, de empolgação e de medo do futuro e de como vão ser as coisas. A medida que os semestres vão passando, o caos de equilibrar os pratinhos da vida pessoal, estudantil e até profissional parece ficar mais intenso e cada vez mais complicado. Quando os últimos períodos chegam, o desespero entra sem pedir licença e vem acompanhado de trabalhos finais e da insegurança em relação ao mercado de trabalho. Se você é um aluno que está vivendo alguma dessas fases, em especial em 2020, esse texto é para você.


O mais importante, que podemos deixar claro, é que você não é o único estudante que está se sentindo pressionado, injustiçado ou encurralado. Não é naturalmente fácil começar algo novo e, por mais tenso que estivesse, é muito provável que você esteja se sentindo frustrado por ter vivido um semestre completamente inimaginável e como se tivesse tomado um banho de água fria.


O medo, a insegurança e a falta de previsão de mudança são pesos que podem estar atrapalhando muito o seu desenvolvimento e sua relação com o curso e a aprendizagem. E, caso você tenha que conciliar trabalho e faculdade, as coisas podem estar ainda mais complicadas. Mas, a boa notícia sobre isso tudo é que com a ajuda certa, tudo pode ser muito melhor.


Pode parecer que estamos colocando mais uma coisa na sua lista de tarefas que já está enorme, mas a verdade é que te convidamos para dar um passo para trás e olhar de fora como você pode viver tudo isso de uma forma menos dolorosa e conturbada. O Desenvolvendo Diamantes é uma formação que reúne metodologias preparadas para te ajudar a ter controle do seu tempo, da sua organização e do seu jeito de absorver conteúdos e planejar um futuro.


Nele, você identifica e potencializa habilidades que vão te ajudar a organizar melhor a sua rotina, otimizar suas listas de tarefas e potencializar sua capacidade de conquistar metas e objetivos. E o mais importante de tudo, sem deixar a sua saúde mental de lado. A gente acredita que o esforço só é válido se você puder usufruir dele e, mesmo que pareça complicado enxergar essa possibilidade, queremos que saiba que é possível sim!


9 visualizações0 comentário
bottom of page