top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Inspirações para nosso jeito de fazer | Psicodrama

Atualizado: 3 de mar. de 2021



Será que o jeito de fazer as coisas interfere no resultado? Um programa de desenvolvimento é diferente de um curso? É possível tratar de questões pessoais em um grupo de pessoas?

Se você acompanha o conteúdo e as ações que postamos por aqui pode ser que já tenha se perguntado algo assim. Nós acreditamos que a forma de fazer a trajetória de autoconhecimento e autodesenvolvimento faz toda diferença. Nesta seção vamos contar um pouco sobre nossas inspirações e, a eleita para começar é o Psicodrama.


O Psicodrama é uma das várias teorias da Psicologia e é utilizada como base por profissionais que propiciam o desenvolvimento de pessoas, seja no contexto individual ou grupal. Essa abordagem foi criada por Jacob Levy Moreno, que defende que todo o processo, seja com o grupo ou com indivíduo, se dá de maneira mais eficaz por meio da ação dramática.


O berço do psicodrama é o teatro da espontaneidade, que nos faz refletir que por meio da vivencia e da atuação é possível encontrar soluções mais espontâneas e criativas para situações diversas do nosso cotidiano, ou seja, quanto mais espontâneo for o indivíduo, mais adequadas serão suas respostas para os problemas.


Mas, como o Psicodrama inspira nossos programas?

A Partilha Treinamento e Desenvolvimento oferta programas e treinamentos que visam o desenvolvimento de pessoas em diversos aspectos e contextos, mas o que eles têm em comum é a forma como são executados.


O nosso trabalho é majoritariamente desenvolvido em grupo, por meio de vivências, dinâmicas e ações que promovam o desenvolvimento através de reflexões, trocas e compartilhamentos de conhecimento e experiências.


Se vamos atuar através da prática, devemos ter uma ação, atuação e vivência bem embasadas e é aqui que o Psicodrama contribui, já que ele coloca o indivíduo em um palco para exteriorizar suas questões e buscar possíveis soluções para elas (aqui no contexto da Partilha, entenderemos como questões, tudo aquilo que o grupo e indivíduo deseja desenvolver).


Toda vivência psicodramática perpassa por três etapas: o aquecimento, a dramatização e o

compartilhar. E é assim que acreditamos que o desenvolvimento acontece! No grupo, pelo grupo e com o grupo!


Venha se desenvolver com a gente.


19 visualizações0 comentário
bottom of page