• @_partilha

Para chegar do outro lado é preciso atravessar a ponte!

Neste artigo trazemos a definição de Coaching e suas principais contribuições para aqueles que queiram verdadeiramente atingir seus objetivos e realizar seus sonhos explorando todo o potencial que possuem. E você, vai querer estar de qual lado da ponte?


O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que parte do autoconhecimento para a conquista e a aceleração de resultados esperados pelo participante/cliente, chamado de Coachee.


Por meio da aplicação de ferramentas e técnicas que ampliam a visão do Coachee, o Coach (profissional) conduz o processo de desenvolvimento do cliente, levando-o a conhecer melhor seu potencial e, assim, conquistar seus objetivos esperados. As ferramentas colaboram para que o Coachee perceba as situações e a si mesmo de formas não convencionais e, a partir disso e de sua automotivação seja capaz de mudar atitudes, transformando os resultados.


Uma boa metáfora para o Coaching é o ato de atravessar uma ponte. Para chegar até o outro lado dela são necessárias duas coisas: conhecer-se e ter foco para passar por esse lugar ainda não conhecido. Então o Coaching engloba toda essa aventura: o conhecer onde está e aonde quer chegar e o como passar por essa ponte. Mas, principalmente, em quem me transformo ao terminar a jornada.


Para conhecer onde se está é importante buscar o autoconhecimento: quais são meus comportamentos que me auxiliam ou me atrapalham a passar por essa ponte? E quais são minhas crenças e meus valores que determinam esses comportamentos? Por fim, o que e como mudar para que eu consiga atravessar essa ponte? No Coaching, esse lado da ponte é o que chamamos de “estado atual”.


Tendo ampliada a consciência sobre essas questões, passa-se então para o “ato de atravessar a ponte”. Nesse momento certamente alguns desafios serão encontrados e é preciso exercitar os novos comportamentos necessários para terminar a travessia. Para o Coaching esse é o momento de definir e executar planos de ação e várias tarefas.


Enfim, atravessamos a ponte! E chegamos aonde havíamos pretendido (nossos sonhos, metas, objetivos). Para isso, o Coachee precisa assumir-se como autor de sua própria história, tendo foco, determinação e muita ação.


Percebe-se, portanto, que o Coach, na verdade, é apenas uma pessoa que está ao lado do Coachee, ajudando-o a ver o que talvez ele não esteja vendo e acompanhando-o nessa jornada que é muito mais do que o que está do outro lado da ponte. O desenvolvimento está em tudo o que a pessoa se transforma a ousar-se conhecer-se, respeitar-se e tomar as rédeas da direção de sua vida.


#desenvolvimento #coaching

0 visualização

© 2020 by Na Ponta da Língua. Proudly created with Wix.com