• @_partilha

Como utilizamos as metodologias ativas em nosso trabalho


Por Ludimila Grasiele


A Partilha oferece diversos produtos e atua em diversas frentes de trabalho, mas todas elas são no campo da educação, todas são soluções educacionais. E independente se o trabalho é criar uma metodologia, oferecer um curso, ou prestar uma assessoria, o trabalho educacional sempre será pautado nas metodologias ativas.


Metodologias Ativas é uma forma de trabalhar que oferece ferramentas que colocam o individuo no centro da sua aprendizagem e ativo dentro do seu processo de desenvolvimento, sendo assim o aprendiz é responsável pelo seu aprendizado, sendo protagonista da sua evolução e podendo respeitar sua própria subjetividade e tempo de aprender.


Nesta forma de trabalhar nós deixamos de ser professoras, deixamos ser um alguém dotado de um saber que está ali para compartilhar e passamos a ser educadoras e facilitadoras. Tornamos-nos alguém que está ali com o outro para construir junto, desenvolver junto e apoiar o processo.


Damos ferramentas, questionamos, instigamos que o outro encontre a resposta e o caminho necessário para seu desenvolvimento, mas jamais fazemos por e muito menos damos a solução.


Se a metodologia ativa é fazer com que o individuo esteja no centro da sua aprendizagem, os educadores passam a ser coadjuvantes, quase como um ego auxiliar e estar neste lugar ao mesmo tempo que é desafiador, é prazeroso, pois nada mais gratificante do que ver o outro se desenvolver da sua forma.


E você, já se tornou o centro do seu desenvolvimento?


Entendemos que para se desenvolver, você precisa estar totalmente ativo e centralizado neste querer e nosso intuito aqui é justamente este, fazer você se movimentar para poder se desenvolver.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo