top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto do trabalho - experiência do Programa Escalar

Por Ludimila Grasiele, psicóloga, psicopedagoga e psicodramatista em formação. Na Partilha, atua como educadora e analista educacional.



O desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais é algo que deve ser feito de forma contínua, pois somos seres sociais e a cada dia aprendemos algo novo, enfrentamos novos desafios e com isso ganhamos a possibilidade de nos desenvolver continuamente.

O ingresso no mercado de trabalho talvez seja um dos grandes desafios para a juventude, pois além de ser uma experiência desconhecida, também exige novos comportamentos e habilidades.

A Partilha atua diretamente com esse público e esse desafio com diversas formas de atuação, sendo que uma delas é a parceria com a Algar Telecom, através do Programa Escalar, cujo intuito é fornecer espaço e oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de competências socioemocionais e técnicas para os jovens aprendizes associados da empresa.

Em 2023, a Partilha contribuiu com a realização de três grupos deste programa, levando aos jovens reflexões e vivências sobre os temas ética, postura empresarial, comunicação assertiva, feedbacks, trabalho em equipe, liderança, criatividade, diversidade, inclusão, planejamento de metas e objetivos e informática básica.

Cada grupo teve sua particularidade e necessidade, mas todos eles tinham algo em comum: jovens com grande interesse de se desenvolver e que se mostraram abertos para o que lhe era proposto.

De cá, nós acreditamos que esse movimento por parte da empresa é essencial, pois só assim é possível desenvolver os funcionários para que eles permaneçam engajados e interessados não só pela empresa, mas pelo próprio desejo de crescimento e da construção de carreira. Ficamos felizes por contribuir de tantas formas com o crescimento dos jovens e da empresa. Agradecemos pela confiança e parceria!

7 visualizações0 comentário
bottom of page