top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Qual é o compromisso ético que permeia nossas ações? O que receber um prêmio me fez pensar...

Por Ana Carolina Ferreira, educadora e psicóloga; diretora da Partilha



Esta escrita não é para jogar confetes na premiação. É claro que ela é importante e que valorizamos cada reconhecimento do impacto do nosso trabalho. Mas, mais do que buscar reconhecimento, buscamos transformação com competência técnica e ética e é disso que quero falar.

Desde muito jovem, mais ou menos na idade dos jovens que atendemos em programas sociais realizados com nossos parceiros, eu me via indignada com várias questões sociais e também muito mobilizada para agir de alguma forma frente a elas. Foi assim que começou minha atuação social, que passa pelo Terceiro Setor, pela sala de aula e até mesmo na criação de uma empresa que tenho cada vez mais entendido como um negócio social.

Depois de mais de 20 anos atuando nessa esfera, percebo que ainda tenho essa indignação e motivação vivas dentro de mim e que elas foram buscando formas cada vez mais conscientes e competentes de se expressar no mundo. Para mim, é impossível não se mobilizar com questões de desenvolvimento sustentável e tenho buscado, ao longo da minha trajetória, ferramentas, conhecimentos e conexões para fazer um trabalho cientifica e tecnicamente embasado, conectado com o contexto para, de fato, gerar transformações efetivas.

É por isso que é tão significativo ter uma de nossas ações premiadas por uma iniciativa nacional que tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2023, o Instituto Algar foi reconhecido pelo Prêmio Sesi ODS na categoria Inovação para Sustentabilidade pela realização do Programa Talentos do Futuro. O prêmio é um selo fornecido à instituição por reconhece-la como colaboradora no atingimento de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente com os objetivos: 4 – educação de qualidade; 8 – trabalho decente e crescimento econômico; e 10 – redução das desigualdades.

                Nós fazemos a assessoria educacional do Programa Talentos de Futuro, initerruptamente, desde 2016, e temos muito orgulho de tantas histórias de transformação que mediamos. Para isso, é necessário muito trabalho, mas também muito estudo, reflexão, avaliação. Ao longo desse período nós fizemos muito, mas aprendemos muito também, com nossos deslizes, com nossos jovens, nossos parceiros e nossas redes. Para consolidar um trabalho como esse é preciso muito engajamento e comprometimento com a transformação social que queremos contribuir. É necessário entender e lapidar nosso papel enquanto promotores de oportunidades de desenvolvimento eticamente comprometidos com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades.

É isso que receber esse prêmio me faz pensar! O quanto nosso trabalho social está, verdadeiramente, conectado a grandes agendas? O quanto temos atuado com compromisso ético e técnico pelo impacto que desejamos? O quanto nossa indignação com a realidade social nos faz atuar para mudá-la ou para mantê-la como está? Aquela jovem de quase 20 anos atrás se orgulha do caminho que temos percorrido. E se compromete, cada dia mais, com uma educação libertária, emancipadora e transformadora.

Parabéns, Instituto Algar, parceiros e participantes por esse reconhecimento. Que sigamos engajados em uma verdadeira transformação social!

4 visualizações0 comentário
bottom of page