top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Expectativas criadas com sucesso, check! Será?

Atualizado: 11 de fev. de 2021


Começamos o texto do mês te contando algo que talvez você não saiba. Com certeza você já brincou ou ouviu alguém brincando com a expressão “criar expectativas”, não é? Sempre, ou quase sempre, fazendo referência a algo que pode vir a acontecer, mas que não é tão possível assim. E então decidimos te contar que passamos a vida usando essa palavra de um jeito errado.


Expectativas são “criadas” a partir de um pressuposto de realização possível, ou seja, se existem reais chances de que algo aconteça, você pode dizer que “espera-se”, “prevê-se”, “existe a expectativa que”. Mas, nos casos de vontades e sonhos um pouco mais difíceis de acontecer, deveríamos usar a expressão “a ilusão foi criada com sucesso!”.


Por que escolhemos falar sobre isso no mês de novembro? Porque redescobrimos, em 2020, o poder das ilusões criadas e frustradas e acompanhamos de perto muitos processos de ressignificação que foram dolorosos. E queremos conversar sobre isso antes que 2021 seja tão surpreendente como os últimos meses.


Se já começou a pensar na lista de expectativas e, consequentemente, de metas para o ano que vem, te convidamos a refletir sobre alguns pontos com a gente. Se ainda não dedicou seu tempo a olhar para o futuro, já nos adiantamos com um “checklist” que vai te ajudar em todo esse processo.


  1. A ilusão não se cria sozinha - e isso vale tanto para relacionamentos interpessoais, quanto para sua relação com você e seus projetos pessoais;

  2. A sinceridade nunca peca pelo excesso - seja verdadeiro com você e com os outros, seja na lista de tarefas do dia ou nas promessas de fidelidade;

  3. Lista de metas e objetivos são equações que envolvem probabilidade + ambiente + dedicação + oportunidade, então tenha clareza do mundo que cerca cada item da sua lista e daquilo que é ou não sua responsabilidade;

  4. Se afaste, às vezes, da sua lista e olhe de fora. Seja capaz de julgar o andamento dos seus processos com o amor e o carinho que você julgaria o de um amigo querido;

  5. Cuidado com as promessas de perfeição e sucesso - lute, confiante pelo que quer, mas não coloque suas metas em um lugar condicionante de felicidades. O caminho também deve e precisa te fazer feliz. Afinal, o ponto de chegada é sempre um novo ponto de partida.


Cinco pontos, cinco dicas e conselhos de uma equipe que trabalha todos os dias ajudando pessoas a lidarem melhor com as pressões, com a organização e com os planejamentos profissionais e pessoais. Mesmo que pareçam poucas coisas, todas são intensas e complexas dentro do mundo agitado que cada um carrega dentro de si, por isso, caso não se sinta preparado ou queira ajuda para se organizar melhor nessa nova fase que logo começa, entre em contato com a gente. São inúmeras as formas que podemos te ajudar a gerenciar seus planejamentos, metas e sonhos. Te fazer criar expectativas, e não ilusões, é uma das nossas grandes paixões.


16 visualizações0 comentário
bottom of page