top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Socioconstrutivismo: o papel das relações para o desenvolvimento!


O socioconstrutivismo, também conhecido popularmente como Psicologia da Aprendizagem, é uma teoria da psicologia que defende que o individuo se desenvolve por meio da interação social, ou seja, aprende-se vendo, conversando e estando com o outro.

Mas o que isso tem haver com o trabalho proposto pela Partilha? Na verdade tudo, pois nós acreditamos no desenvolvimento particular de cada parceiro e viabilizamos esse desenvolvimento por meio de grupos.


Se você tem nos acompanhado, já percebeu o quanto defendemos a potência do grupo e sabe da nossa fala clichê, porém verídica: “O desenvolvimento acontece no grupo, pelo grupo e com o grupo”, pois é no grupo que temos maior oportunidade de interagir e assim adquirir possibilidades, habilidades e conhecimento através da relação.


É estando em contato com o outro que você se percebe, já que ao compartilhar ou receber um compartilhamento, você se permite falar e vivenciar situações que individualmente são inalcançáveis. Nas relações nós compartilhamos e atuamos de formas subjetivas e adequadas para cada grupo e papel e por isso o desenvolvimento é constante.


Quanto mais grupos, mais papéis.

Quanto mais grupos, mais possibilidades.

Quanto mais grupos, mais conhecimento.


Conta aqui para nós: de quais grupos você faz parte e como você se percebe desenvolvendo em cada um?

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page