top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Um salve aos nossos mestres!

Atualizado: 11 de fev. de 2021


Muito provavelmente, se você está lendo este texto é porque teve contato com um professor na sua infância. Deve ter ido a escola ainda pequeno para brincar, desenhar, pintar, cantar e dançar com as tias e quando se deu conta já estava aprendendo as vogais, depois a escrever o seu nome e quando piscou lá estava você se formando no ensino médio.


Mesmo sabendo que todo esse processo levou anos, quando olhamos para trás e recapitulamos as coisas, nem parece tanto tempo assim. Foi tudo tão gradativo que se tornou natural, não foi tão sofrido assim e sair de aprender a escrever o seu nome para as redações foi como ir andando casas nos jogos de tabuleiro.


Desde que tudo mudou e as aulas se tornaram online, as escolas fecharam suas portas e a vida virou de cabeça para baixo, muito andamos lendo sobre a educação, seus métodos, seus processos. Alguns defendem o online como tendência inevitável e permanente, outros sentem até calafrios de pensar em não voltar para uma sala de aula. E a questão que vamos refletir aqui não é necessariamente sobre o futuro, mas sobre como tudo isso que estamos passando nos escancarou verdades que muitas vezes deixamos para lá.


No mês das crianças e também dos professores, nada mais simbólico do que discutirmos a importância dessa relação entre eles para o desenvolvimento pessoal e profissional de ambas as partes. Se você tem filhos, deve ser do time que está sentindo na pele o quanto a ausência da interação entre os colegas da escola prejudica o desenvolvimento da criança, o quanto os estímulos são menores e a convivência física com outras pessoas está fazendo falta. Sem falarmos das dificuldades em ensinar assuntos tão diversos com didática e paciência, como os professores fazem.


Tudo isso nos mostra o quanto a preparação para exercer tais papéis é essencial para que as crianças tenham uma boa absorção de conteúdo e um desenvolvimento cognitivo e sensorial de qualidade.


A Partilha desenvolve um trabalho muito forte na educação, atuando com programas e iniciativas que levam aos professores treinamentos, dinâmicas, reflexões e ferramentas para se desenvolverem continuamente e entregarem sempre o melhor para as crianças e adolescentes. Com uma equipe preparada, os resultados positivos são alcançados em forma de cadeia, crianças mais bem educadas, adultos mais conscientes, justos e corretos.


13 visualizações0 comentário
bottom of page