top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Como vai ser seu dia hoje?

“Não chame de destino a reação de suas ações.”

Matheus Nekel

Se alguém que não gosta muito de você deixa perto de ti um copo com veneno e você – sabendo do que se trata – o bebe, de quem é a responsabilidade pela sua morte?

Essa reflexão nos faz perceber que, independente do que o outro me fez – seja uma agressão, uma maldade, uma ofensa... o que eu faço do que ele me fez é escolha e, portanto, responsabilidade minha.


É claro que muitas coisas que acontecem em nossas vidas afetam nosso modo de ver, sentir e agir... Mas a nossa reação a elas é sempre uma escolha. Sei que já falamos da escolha aqui em outros textos, mas neste o convite é para pensarmos em nossas reações do dia-a-dia.


Stephen Covey, mestre em Administração pela Harvard e mundialmente conhecido com o livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, criou um princípio que, ao meu ver, nos leva ser pessoas mais tranquilas, com relacionamentos mais saudáveis e, de novo, mais felizes! É o princípio 90 x 10.


Significa que 10% das coisas que acontecem em sua vida são inevitáveis e fora do seu controle. Algo fácil de ser ilustrado por exemplo com uma tempestade que caí no meio de uma tarde ensolarada. Mas os outros 90% são a sua reação.


Uau! Quando ouvi isso foi um choque. Que responsabilidade! Quer dizer então que praticamente tudo o que me acontece depende de mim? A resposta é sim!


O princípio é simples, mas não simplista. Não estou aqui querendo divulgar um mundo cor de rosa! Só estou chamando a atenção para a responsabilidade e, ao mesmo tempo, o poder imenso que temos sobre nossas vidas. E isso é maravilhoso!


Se nessa mesma tarde em que cai a tempestade, você está na rua, fica todo molhado e tem uma reunião depois... isso é péssimo! Mas o seu humor e a forma de resolver isso só dependem de você e não da chuva. Você pode ligar para a pessoa que você tem o encontro mal humorado e desmarcar ou você pode encontrar uma solução criativa, como remarcar para ter tempo de ir em casa, tomar um banho e levar um chocolate para aquela pessoa que pacientemente te esperou. Não é mesmo?


É mais ou menos isso! Não importa qual seja o veneno e muito menos o tamanho do copo que tenham deixado perto de você. Importa menos ainda se é veneno ou um suco delicioso. A sua reação é sempre uma decisão sua.


Que tal tomar consciência do poder que você tem sobre como seu dia pode ser bom?


Para saber um pouco mais, assista o vídeo abaixo.



8 visualizações0 comentário
bottom of page