top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Saúde mental é pauta para o ano inteiro


O mês passado ganhou uma cor diferente, setembro foi chamado de amarelo como uma forma de conscientizar a todos que não dá para fechar os olhos e fingir que está tudo bem. Está em todo lugar, na televisão, na internet, nos grupos do WhatsApp, na faculdade da sua cidade e na sala de aula dos nossos filhos, primos, sobrinhos, e, até mesmo, na nossa.


Os índices de depressão, suicídio e vários outros transtornos, estão aumentando cada vez mais entre os jovens de 18 a 30 anos. Em 2016, uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), apontou que 30% dos alunos de graduação em instituições federais no Brasil procuraram atendimento psicológico em 2014 e afirmou que mais de 10% desses estudantes fizeram uso de algum medicamento psiquiátrico.


Não é coincidência! Basta conversar com um aluno de curso superior para perceber que grande parte da conversa será focada nas dificuldades de conciliar trabalho e estudo, nos questionamentos sobre o futuro, os medos do mercado de trabalho, a pressões da família e muitos outros pontos.


A falta de tempo e organização entram nessa lista extensa de questionamentos e perseguem os estudantes até mesmo depois de formados. Segundo levantamento da Previdência Social, em 2016, mais de 75 mil trabalhadores foram afastados de seus cargos por conta de quadros depressivos.


Foi percebendo toda essa realidade e convivendo com diversos cenários parecidos com esse, que a equipe da Partilha criou o Programa Desenvolvendo Diamantes, focado no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal de estudantes de ensino médio, curso técnico e graduação. Sempre pautado no respeito aos processos individuais e nos potenciais de cada turma e abordando temas como gerenciamento de tempo, organização, alinhamento de propósito, gestão da emoção e crescimento.


Para conhecer mais sobre o programa, entre em contato com a gente!

5 visualizações0 comentário
bottom of page