top of page
  • Foto do escritor@_partilha

Você tem tempo para o que é verdadeiramente importante?

O tempo é um dos principais fatores no alcance de metas e resultados, bem como na busca por uma efetiva qualidade de vida. Diante disso, vamos discutir como ter tempo para tudo (se é que temos que ter) por meio do conceito da Tríade do Tempo de Christian Barbosa.



Imagem extraída de:


Eu sempre me considerei uma pessoa que faz uma excelente gestão de tempo. Minha agenda é sempre organizada, cumpro com meus compromissos e entregas, geralmente sou pontual, tenho planejamentos a curto, médio e longo prazo. Enfim, atitudes que sempre foram inclusive reconhecidas como um diferencial profissional e até mesmo na área pessoal.

Foi quando então conheci o conceito de Tríade do Tempo, de Christian Barbosa, e essa minha autopercepção mudou. Barbosa divide o tempo em três esperas: a esfera da importância, da urgência e a circunstancial.


Interessante! Vejamos...

Na esfera da importância estão as atividades que são relevantes para nossas vidas e, por isso, é necessário que tenhamos tempo para realizá-las. É difícil exemplificar, pois o que é importante para cada pessoa varia de acordo com seus valores e crenças, mas podemos definir como algo que é imprescindível, como saúde, trabalho, família, lazer, entre outros.

Já na esfera da urgência está aquilo que é importante, porém não teve tempo de ser realizado (ou seja, erro de percurso, não é mesmo?).


E, finalmente, na esfera da circunstância estão todas as atividades que, na verdade, nos fazem "perder tempo".


Bem... perder tempo é algo inadmissível para mim! Fiz um teste da Tríade e percebi que uma grande porcentagem do meu tempo estava na esfera das circunstâncias... Como assim? Perder tempo é, na verdade, deixar de fazer o que é importante!


A esfera das circunstâncias é muito maior do que imaginamos. Quando, por exemplo, você desvia o foco do que está fazendo para responder uma mensagem no celular (que com certeza pode esperar), está perdendo tempo. E o mesmo serve para o e-mail. Além disso, participar de eventos que não são de seu interesse ou necessidade apenas para agradar outras pessoas, também é perda de tempo, ou seja, é tempo para o que é realmente importante que está sendo desperdiçado.


Então compreendi que na minha ânsia de ser produtiva e disponível estava perdendo tempo. Essa tomada de consciência me fez mudar comportamentos, como, por exemplo, deixar o e-mail aberto o tempo todo com as notificações ativadas. Sim! Olhar emails também é importante... e por isso tem que ter o tempo reservado para isso, agendado, planejado! Ou então vai virar algo totalmente circunstancial.


E sabe o que mais? Entendi que o lazer é importante para mim e, por isso, deve estar na agenda. Porque, como disse, tudo que é importante tem que ter tempo para ser realizado.

E você? Tem tido tempo para o que é verdadeiramente importante para você?


10 visualizações0 comentário
bottom of page